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Cluny torna-se o guardião oficial da regularidade monástica.
São Austremoine, detalhe da urna de Santa Calmina É o caso, por exemplo, de um bandido italiano que, à simples vista de Santo Odon, pediu para entrar em Cluny, indo lá morrer pouco depois em odor de santidade.
São Paulo: Martins Fontes, 1990.
Primeiros elementos procuro casal de marinheira infantil góticos nasceram em Cluny (reconstituição virtual) Cluny comemorou.100 anos envolta numa aura de veneração Planta de Cluny por volta de 1157.C.Durante seu abaciado, Cluny recebeu um importante privilégio: o papa João XI (931-936) outorgou-lhe em 931 um direito de reforma: a partir de então, qualquer mosteiro que solicitasse ao abade cluniacense uma reforma monástica seria incorporado à casa mãe.Devemos ter sempre presente esse respeito pela tradição, se quisermos conhecer bem o pensamento que presidia à formação dos monges de Cluny.Além disso, logo depois da fundação Santo Odon foi auxiliar direto do Bem aventurado Bernon, e pôde já desde o início trabalhar nessa grande obra.O mesmo fervor animava os cavaleiros e os arquitetos.Por outro lado, os cônegos de São Martinho de Tours viviam também em desordem, e não suportavam a presença de Odon, pois a vida virtuosa que este levava os incomodava.História da vida privada.Nesse mesmo artigo.Todavia, o seu sucessor conseguiu recuperar e sublimar até o prestígio de Cluny: Pedro de Montboisier (112-1156 dito o Venerável, homem de grande cultura e figura de proa da Cristandade medieval.São elas: o espírito litúrgico da Abadia, a abertura para o mundo, a fuga do mundo, a organização feudal de Cluny, e as raízes monásticas especiais que caracterizavam o mosteiro.Collationes, XXX, PL 133, 613).Esta é uma concepção que Odon confirma em outros escritos seus, dos quais se transluz seu amor pela interioridade, uma visão do mundo como realidade frágil e precária da qual é preciso desarraigar-se, uma constante inclinação ao desapego das coisas consideradas como fonte de inquietude.É sempre ele que estimula sua tropa, submetendo-a às piores provas de coragem e de resistência.Com Bernon, vieram alguns monges, os primeiros religiosos da nova abadia, que se enquadrava no projeto de reforma promovida por Bento de Aniane (750-821 o qual pretendia unir todos os mosteiros da Europa Ocidental sob a observância da Regra Beneditina.Como a igreja abacial de Cluny foi a obra-prima do estilo cluniacense, a mais bela, a mais rica e, na época, a maior do mundo (com poucos metros a menos, como dissemos, do que a atual Basílica de São Pedro do Vaticano vamos ainda citar.Sua expansão e enriquecimento provocara ciúmes.A presença do Criador entre nós, que se entrega em nossas mãos e nos transforma como transforma o pão e o vinho, transforma, assim, o mundo.Assim, ia se desenhando uma Europa do espírito nas várias regiões da França, Itália, Espanha, Alemanha e Hungria.Temos o direito, creio, de qualificar de escola cluniacense a obra dessa plêiade de Cluny.


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